Fone: (48) 9938-5393

Conheça o Projeto

Preocupados com os crescentes índices de desigualdade sócio-econômica que imperam em nosso país, em geral, e em Criciúma, particularmente no bairro Ana Maria e Vida Nova, no dia 01 de outubro de 2008, resolvemos descruzar os braços e agir contra a falta de educação e lazer que aflige as nossas crianças. Numa iniciativa criamos o projeto social Show de Bola, que busca fomentar a educação de crianças carentes através da prática do esporte e da música.

De acordo com um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), para cada dólar investido no esporte, 3,2 são economizados na saúde. O relatório diz ainda que criança que pratica esporte três vezes por semana, durante uma hora, tem melhor rendimento escolar''. Estes fatos já seriam suficientes para estimular a prática de esportes na adolescência, mas as razões vão muito além. No entanto existem outras vantagens para a atividade física programada, não tão fáceis de enxergar como as anteriores. Uma delas é aprender a respeitar regras. Num tempo em que quase não existem restrições aos adolescentes, respeitar um professor/técnico/treinador pode ser vital para a formação do caráter.

O esporte

é um exemplo de união de forças e propostas em torno de um mesmo ideal. É o melhor instrumento na área social para tirar nossos jovens do caminho das drogas, da marginalidade e da violência. Além das contribuições que ele pode trazer na perspectiva da formação do cidadão, como o desenvolvimento das múltiplas inteligências, o esporte também pode ser usado para estabelecer novas relações de amizades e para despertar a auto-estima de crianças, jovens e adultos, além de servir como instrumento social de desenvolvimento da cidadania e de ruptura dos preconceitos sociais.

A Música

ajuda no desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo . Estas qualidades acompanharão em qualquer caminho que escolham para a sua vida e sem contar na fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal.

Os Idealizadores

Os idealizadores deste projeto esperam servir de exemplo para que não só os esportistas, mas todos aqueles que sintam-se hábeis, possam dar a sua parcela de contribuição para a melhoria das condições de vida dos nossos jovens. RAZÃO SOCIAL: Associação Beneficente Semeando Vida CNPJ No. 11.519.179/0001-04 Nome do Projeto: Projeto Social Show de Bola Local onde será implantado: Rua Telésforo Machado, em frete ao No. 863 – CEP 88815-310 – Bairro Ana Maria – Criciúma–SC (Centro Comunitário do Bairro Ana Maria) Responsáveis: Juarez de Jesus dos Santos – Téc.Contábil - Fone: (48)3478-5586 ou (48) 9938-5393 e Michael Radamés Goularth – Ensino Médio – Fone: (48) 3442-5393 ou (48) 9115-2299.

O que é

O projeto social Show de Bola é uma iniciativa de cunho social e esportivo e cultural que promove a integração entre crianças e adolescentes, através da prática supervisionada do futebol e Música. Atualmente são atendidas 90 crianças.

Objetivos

  • Promover a prática esporte e música em todas as classes sociais, fazendo com que as crianças, jovens e adolescentes desenvolvam uma visão coletiva;
  • Oportunizar o desenvolvimento físico, psicológico, cultural e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico;
  • Promover a integração entre membros da comunidade, com participação direta ou indireta dos mesmos (pais, educadores, alunos, parentes e amigos);
  • Estimular o bom desempenho escolar dos participantes;
  • Descobrir novos talentos;
  • Proporcionar uma opção de lazer a crianças carentes.
  • Ajudar na prevenção das drogas
  • Apoiar as crianças, jovens e adolescentes bem preparados e apresentá-los em grandes clubes esportivos para que tenham chances de se transformar em jogadores de futebol profissional.

Oficinas

Atualmente contamos com as oficinas de:

  • Futebol
  • Volei
  • Tenis de Quadra
  • Música

Público Alvo

Crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social, residentes em comunidades periféricas da Grande Próspera em especial as comunidades Ana Maria e Vida Nova, regularmente matriculados em escolas públicas, com idade entre 08 e 16 anos.

No futebol os alunos com alto rendimento técnico farão parte do quadro permanente das escolinhas. Eles irão compor a seleção do projeto social Show de Bola, para a disputa de torneios, jogos amistosos e campeonatos.

Para garantir a permanência no projeto social Show de Bola, o aluno tem que:

  • Ter média igual ou superior à nota 7,0 na escola;
  • Ter freqüência mensal igual ou superior a 80% nas aulas da escolinha;
  • Não cometer atos de indisciplina, respeitando e sendo cordial com colegas e professores, não só na escolinha, como na comunidade;

Metodologia

As aulas de futebol são realizadas todas as quintas feiras a partir das 18:30 horas e aos sábados das 8:30 as 11:30 horas. Nas aulas, serão ensinados os fundamentos do futebol (passe, cabeceio, domínio, chute), tática, além da promoção de treinamentos coletivos.

As aulas de música são realizadas todas as segundas e Quinta feiras divididas em quatro turmas nos seguintes horários 18:00 as 20:00 horas, Nas aulas serão ensinados os fundamentos básicos da música por instrumento.

Em ambas as atividades os alunos serão divididos em duas categorias: uma para aqueles com idade entre 08 e 12 anos; e outra para os que têm entre 13 e 16 anos de idade, garantindo assim, o revezamento das oficinas oferecidas.

Além das ações acima citadas, a Associação terá condições de oferecer várias outras atividades para os beneficiados, como palestras, aulas diversas, através de parecerias com demais instituições e profissionais liberais. O projeto social Show de Bola uma vez por mês, sempre a partir das 19:00 hr. é promovido na unidade visitas de educadores e personalidades, com ou sem ligação com o esporte, para a transmissão de valores educacionais, religiosos, esportivos, sociais e de saúde ou apresentações de filmes educativos transmitidos por data show . Temos como meta levar até as escolinhas atletas do presente e do passado, médicos, professores, treinadores, músicos, palestrantes que contribuam, com suas experiências de vida, para a formação do cidadão. São realizadas outras atividades de integração entre os alunos e a comunidade, como sorteios de brindes, festas de confraternização e outras.